Já sou Fundação Torino - Acesso Exclusivo

Divinas Conversas - Latim em pó

1 de setembro de 2023

imagem-blog

Pulsante e dinâmica, repleta de nuances e variações regionais, a língua portuguesa é uma das mais ricas do mundo. No Brasil, ela toma uma forma singular, ganhando influências de todos os povos que chegaram aqui desde a colonização, passando por forte intervenção das centenas de idiomas falados pelos povos originários. O resultado é uma riqueza linguística, um testemunho da sua capacidade de se adaptar e absorver influências de diferentes culturas, enriquecendo-se constantemente ao longo dos séculos.

Esse vasto mundo ainda a ser explorado é tema do último livro lançado por Caetano W. Galindo, que estará em Belo Horizonte no dia 13 de setembro, para falar sobre o livro Latim Em Pó: um passeio pela formação do nosso português no próximo Divinas Conversas, ciclo de encontros e palestras promovido pela Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima, MG. Aberto ao público geral, o evento tem como objetivo aproximar a comunidade das culturas brasileira e italiana por meio da língua e da literatura de ambos os países. “Formadora de nossa experiência vital mais antiga – afinal, ouvimos o nosso idioma desde o ventre materno – a língua é a ligação mais viva com o nosso entorno, o pilar estrutural das nossas relações”, comenta Rogério Faria Tavares, jornalista, presidente emérito da Academia Mineira de Letras e curador dessa temporada do Divinas Conversas.

Grande pesquisador na área de linguística e tradutor de mais de cinquenta livros, Caetano W. Galindo tem uma relação profunda com a língua portuguesa. Professor de linguística, Galindo se destacou por traduzir e facilitar o entendimento de grandes obras da literatura mundial, como Ulisses, de James Joyce. “Caetano Galindo é um dos nomes mais expressivos do estudo da língua portuguesa no país. Queremos, com a presença dele no “Divinas Conversas”, homenagear o seu trabalho e o papel dos professores na difusão do nosso idioma”, completa Rogério Faria Tavares.

Além de promover o ciclo de palestras “Divinas Conversas”, a Fundação Torino conta com um rico espaço cultural, que abriga periodicamente exposições fotográficas abertas à visitação. O espaço também conta com a Biblioteca Dante Alighieri, que possui rico acervo de obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol, além de materiais audiovisuais constantemente atualizados. Durante o evento, a biblioteca estará aberta ao público.

 

Convites disponíveis em:
https://divinasconversascaetanogalindo.eventbrite.com.br

Evento gratuito, sujeito à lotação do espaço.

 

 Sobre o Divinas Conversas  

Criado em 2016, o Divinas Conversas é um ciclo de encontros promovido pela Fundação Torino, com o intuito de integrar conhecimentos, ideias e pensamentos que permeiam as culturas brasileira e italiana, através da literatura de ambos os países. Não apenas nomes ligados diretamente à arte da escrita, como também profissionais que possam materializar um diálogo com a obra estudada, fazem parte da seleção de palestrantes. Os encontros acontecem no auditório da Fundação Torino e são abertos à comunidade escolar e ao público externo.