Já sou Fundação Torino - Acesso Exclusivo

Divinas Conversas - O Universo de Elena Ferrante

14 de agosto de 2023

imagem-blog

A escritora italiana, autora de sucessos como “ A Amiga Genial “ que virou série da HBO, será o tema do encontro com Fabiane Secches, pesquisadora da obra da misteriosa romancista. O Divinas Conversas será no dia 31 de agosto, às 19h30, no Espaço Cultural Fundação Torino.

Elena Ferrante ficou mundialmente conhecida pela Tetralogia Napolitana, um fenômeno editorial que alcançou os leitores brasileiros em 2015, ano em que o primeiro volume da tetralogia foi lançado por aqui. A obra da autora, cuja identidade nunca foi revelada, é marcada pelo mistério e pela complexidade de suas personagens. Suas narrativas apresentam questões atuais e cotidianas, sob o viés dos desafios das relações e da existência, sempre permeadas pelo universo feminino em sua profundidade.

Fabiane Secches é crítica literária, psicanalista, tradutora e pesquisadora de literatura. Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo, com uma pesquisa sobre a tetralogia napolitana de Elena Ferrante, atualmente é doutoranda na mesma instituição.

Especialmente para essa edição do Divinas Conversas, a Fundação Torino vai realizar uma mostra fotográfica com imagens de Nápoles, cidade natal das protagonistas da famosa tetralogia de Ferrante. A Biblioteca Dante Alighieri, que conta com rico acervo de obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol, além de materiais audiovisuais, também estará aberta ao público durante o evento.

 

Convites disponíveis em:
www.divinasconversasfundacaotorino.eventbrite.com.br

Evento gratuito, sujeito à lotação do espaço.

 

 Sobre o Divinas Conversas  

Criado em 2016, o Divinas Conversas é um ciclo de encontros promovido pela Fundação Torino, com o intuito de integrar conhecimentos, ideias e pensamentos que permeiam as culturas brasileira e italiana, através da literatura de ambos os países. Não apenas nomes ligados diretamente à arte da escrita, como também profissionais que possam materializar um diálogo com a obra estudada, fazem parte da seleção de palestrantes. Os encontros acontecem no auditório da Fundação Torino e são abertos à comunidade escolar e ao público externo.