Embaixador e cônsul da Itália celebram formatura de alunos da Scuola Superiore
10 de agosto de 2024

Na noite da última sexta-feira, 9 de agosto, a Fundação Torino celebrou a formatura da Scuola Superiore, equivalente ao Ensino Médio no Brasil. O evento contou com a presença do embaixador da Itália no Brasil, senhor Alessandro Cortese, da cônsul, senhora Nicoletta Gomiero, e do chief operating officer (COO) da Stellantis América do Sul, senhor Emanuele Cappellano. A cerimônia foi realizada no auditório da escola e conduzida pela diretora-geral, Márcia Naves, e pelo preside (reitor) da instituição, Umberto Casarotti.
Em seu discurso, o embaixador senhor Alessandro Cortese enfatizou a relevância da língua italiana como um elemento vital da cultura mundial e mencionou a importância de sua preservação no Brasil. “A língua italiana é um elemento da cultura mundial. No Brasil, em particular, onde estão 32 milhões de pessoas de origem italiana, é muito importante ter a possibilidade de manter nossa língua. Além disso, o 150º aniversário da migração italiana no Brasil é um outro momento relevante da história”, disse.
Cortese destacou o significado do momento da formatura, conhecido na Itália como “maturità”, como um marco na vida dos jovens. “É um instrumento para uma afirmação na vida. Participar deste momento é emocionante, pois a conquista do diploma é fundamental na vida de um jovem”, declarou.
A cônsul, senhora Nicoletta Gomiero, ressaltou o papel da Fundação Torino na promoção da cultura e da língua italiana em Belo Horizonte, sendo um polo de excelência na formação de alunos que terão um futuro promissor. “É um marco importantíssimo para a promoção das relações bilaterais entre o Brasil e a Itália, refletindo a riqueza do intercâmbio cultural entre os dois países.”
Também falou aos formandos e convidados o COO da Stellantis América do Sul, senhor Emanuele Cappellano, que traçou um paralelo entre a trajetória de sucesso da Fiat e da Fundação Torino. “Ambas as instituições têm forte identidade brasileira, mineira e de Belo Horizonte, mas sempre com uma pitada de italianidade. E ambas foram construídas com paixão. Eu convido os formandos a levar para a vida essa mesma paixão.”
A Fundação Torino segue o calendário boreal, alinhado ao europeu, com a realização da formatura em agosto, após o término das aulas em junho. Muitos dos formandos já estão aprovados em universidades de prestígio, tanto na Europa quanto nas Américas, consolidando o caminho natural para aqueles que concluem seus estudos na instituição.