Transformando o aprendizado: a revolução dos Fab Labs nas Escolas
12 de maio de 2023

Nos últimos anos, a cultura maker tem ganhado destaque e se espalhado pelo mundo, celebrando a mentalidade do “faça você mesmo”. Ela incentiva as pessoas a não apenas consumirem, mas também a criarem, modificarem e moldarem sua própria realidade. Isso é feito através da prototipação de produtos e projetos, onde as habilidades pessoais se unem à tecnologia disponível, criando uma simbiose incrivelmente criativa.
O conceito do DIY (Do It Yourself) foi completamente reconfigurado pela revolução da tecnologia da informação, que se tornou cada vez mais acessível. Não importa se estamos falando de equipamentos digitais de última geração ou linguagens de programação, a barreira de entrada foi significativamente reduzida, tornando esses recursos disponíveis não apenas para especialistas na área.
Além disso, a conectividade proporcionada pela internet abriu as portas para um compartilhamento de dados sem precedentes. A partir dessa nova configuração, surgiu o Fab Lab, um espaço extraordinário onde as pessoas que abraçaram o conceito maker podem se reunir. Nele, é possível acessar tecnologias e equipamentos digitais de última geração, compartilhar ideias e colaborar em diversos projetos simultaneamente.
Originado no Center of Bits and Atoms do MIT, nos Estados Unidos, o Fab Lab é muito mais do que um simples local de trabalho. É um ambiente onde a aprendizagem é orientada por projetos, adaptada ao público e focada na experimentação. Nele, não existem erros ou acertos definitivos; em vez disso, cada experiência intensa de transformação se torna um degrau na jornada criativa. É onde protótipos nascem a partir das soluções para os problemas observados, abrindo caminho para inovações impressionantes.
Em sintonia com as tendências globais e com um olhar atento para incorporá-las ao ambiente educacional, a Fundação Torino está proporcionando aos seus alunos uma experiência fascinante no mundo do “maker”, totalmente integrada às atividades curriculares. Desde 2018, a instituição abriga o Fab Lab Leonardo da Vinci, um espaço de criação único e inspirador, não apenas em Minas Gerais, mas também um dos maiores em ambiente escolar na América Latina. O Fab Lab se tornou parte integrante do dia a dia de alunos de todas as séries, desde os pequenos da Maternal até os estudantes do Ensino Médio.
A coordenadora do Fab Lab Leonardo da Vinci, Carolina Marini, compartilha conosco algumas das diretrizes fundamentais que transformam um espaço maker em um autêntico Fab Lab. Ela explica: “Para obtermos a certificação de Fab Lab, é necessário seguir algumas premissas definidas pela Fab Foundation. Uma delas é manter um inventário de máquinas e ferramentas eletrônicas de nível industrial, que operam com softwares de código aberto recomendados por pesquisadores do Center of Bits and Atoms do MIT. No entanto, o elemento mais crucial que distingue um Fab Lab autêntico é a sua capacidade de colaborar em rede e compartilhar projetos e conhecimento.”
A troca de conhecimento e descobertas é um dos princípios fundamentais do Fab Lab, cujo conceito surgiu da aspiração de aproximar a sociedade do mundo da pesquisa e tecnologia. É um espaço onde ideias se tornam realidade e onde a educação se funde com a inovação, abrindo portas para um futuro empolgante.
Fernanda Zeferino, professora de História e Geografia Italiana na Fundação Torino, é uma entusiasta fervorosa do Fab Lab Leonardo da Vinci. Ela compartilha sua perspectiva: “Utilizar os recursos do Fab Lab é uma iniciativa incrivelmente enriquecedora, que promove um alto nível de engajamento e oferece inúmeras oportunidades pedagógicas. Os alunos estão sempre ávidos por conteúdos que transcendem as quatro paredes da sala de aula. Este tipo de ambiente de aprendizado torna o processo educacional mais imersivo e cativante.”
No mês de maio deste ano, as turmas da I Media (6º ano do Ensino Fundamental) embarcaram em uma emocionante jornada no Fab Lab. Eles usaram os recursos disponíveis para criar um fascinante vídeo em stop motion que narrava a história dos Lombardos, um dos povos germânicos que dominaram a Itália entre os séculos VI e VIII. Com orientação da professora Fernanda e do professor Giulio Lusardi, especialista em italiano, e com o apoio da equipe do Fab Lab, os alunos se envolveram em todas as etapas do projeto, desde a criação de personagens e cenários até a elaboração do roteiro, filmagem, narração e edição. Eles tiveram autonomia em todo o processo, o que enriqueceu ainda mais a experiência educacional.
Para Márcia Naves, diretora-geral da Fundação Torino, a introdução do Fab Lab representa uma emocionante oportunidade de enriquecer a aprendizagem, aproveitando as infinitas possibilidades que a tecnologia oferece para aprimorar as experiências curriculares. Ela compartilha sua visão: “Acreditamos que o Fab Lab é uma estratégia didática valiosa que os educadores podem adotar para impulsionar a aprendizagem. Ele destaca para nossos alunos o papel crucial da tecnologia como uma ferramenta para criar novos caminhos e soluções, além de realçar a importância da colaboração como uma competência fundamental em nosso mundo interconectado do século XXI.”
Márcia também observa que o incentivo ao uso do Fab Lab surge principalmente dos próprios professores, que estão entusiasmados e comprometidos em explorar abordagens de ensino que transcendam os métodos tradicionais. Eles estão incorporando estratégias didáticas inovadoras, como a tecnologia digital, para envolver os alunos de maneira mais profunda. Ela destaca: “Acredito que essa iniciativa por parte do corpo docente reflete uma crença no papel do aluno como um ‘autor’ de seu próprio processo de aprendizado, tornando-se protagonista de sua jornada educacional. Isso é especialmente poderoso, considerando que esta geração já nasceu em um mundo digital, tornando essa abordagem didática ainda mais envolvente para os alunos.”